Culinária

A cozinha Turca é uma cozinha muito curiosa, para aqueles que viajam e gostam de culinária. A variedade de pratos encontrada na culinária Turca, a maneira com a qual os ingredientes são misturados e evidentemente o material empregado são coisas para serem estudadas e apreciadas.
As pessoas logo concluem que a evolução desta gloriosa culinária não foi um acidente. Similar a outras grandes cozinhas do mundo, ela é o resultado da combinação de três elementos.

A Turquia é conhecida por sua abundancia e diversidade em elementos comestíveis, devido a sua flora, fauna e diferenças regionais. E o legado de uma cozinha imperial é incontestável. Centenas de cozinheiros especializados em diferentes tipos de pratos, todos eles tentando agradar ao máximo o paladar real. Não ha duvidas que a sua influencia em aperfeiçoar a cozinha Turca marca a cozinha de hoje em dia.
A cozinha do palácio tinha uma organização complexa e social, uma vida urbana vibrante, especialização de trabalho, comercio e controle total sobre a rota das especiarias, tudo isso refletindo no florescimento da cultura do império. A influencia da longevidade das organizações sociais devem ser tomadas em conta. A região da Anatólia é tem mil anos e naturalmente, assim como a sua cozinha.
O tempo é a essência : "A religião do rei se torna a religião do povo, é so uma questão de tempo", esta frase também é valida para a comida do rei.
O império otomano durou 600 anos e embora haja uma transição cultural na moderna Turquia de hoje, a cozinha evoluiu com refinamento e aperfeiçoamento dos pratos, bem como na combinação dos mesmos. 

A cozinha turca tem o privilegio de estar entre o oriente e o mediterrâneo, que conta uma complexa historia de imigração entre a Asia central ( aonde os Turcos se misturaram com os Chineses) e a Europa ( onde os Turcos conquistaram até Viena).