Irão colabora com Turquia para descobrir paradeiro de Asgari

04-01-2011 17:40

Irão colabora com Turquia para descobrir paradeiro de Asgari
 


O Irão e a Turquia colaboram na busca de pistas que ajudem a esclarecer o suposto sequestro do ex-vice-ministro de Defesa iraniano, Alireza Asgari, que desapareceu em 2007 durante uma viagem a Istambul, revelou hoje o porta-voz da diplomacia iraniana, Ramin Mehmanparast.

Na habitual conferência de imprensa semanal, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros assegurou que «até agora foram feitas várias investigações com a ajuda da Turquia para solucionar o caso».

«A imprensa do regime sionista admitiu que Asgari está nessas prisões, portanto a responsabilidade da sua vida é desse regime», afirmou.

«O sequestro de Asgari e dos quatro diplomatas no Líbano (em 1982) é uma prova do terrorismo de Estado, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros acompanhará o caso por diferentes vias políticas», acrescentou.

A este respeito, o porta-voz iraniano revelou que «o ministro dos Negócios Estrangeiros escreveu cartas ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, nas quais faz um apelo para que siga o assunto».