Israel oferece indenizações à Turquia por morte de ativistas

10-12-2010 00:58

O governo de Israel negocia com a Turquia o pagamento de indenizações as famílias dos turcos mortos no navio que levava ajuda humanitária para a faixa de Gaza, informou nesta quinta-feira (9/12) o jornal israelense Haaretz. 

No final de maio deste ano, a marinha de Israel atacou a embarcação que tentava furar o bloqueio imposto à região palestina e levar mantimentos. 

A proposta não agradou o governo turco, que esperava um pedido formal de desculpa dos israelitas. No episódio, nove pessoas que estavam abordo do navio Mavi Marmara foram assassinadas e dezenas ficaram feridas. 

No acordo, Israel se compromete a pagar a quantia de 100 mil dólares à família de cada ativista morto. Em troca, a Turquia não apoiaria processos contra a marinha de Israel. 

“Fizemos uma oferta de indenização, e pedimos aos turcos que façam o que for necessário para atender às nossas preocupações jurídicas”, declarou uma fonte oficial do governo de Israel. 

Além disso, os israelitas pedem a restituição do embaixador turco em Tel Aviv e a nomeação de um novo embaixador para a capital turca, Ancara. 

O ministro Benjamim Netanyahu é um dos defensores da proposta. Quanto ao pedido de desculpas, Israel compromete a publicar uma nota “lamentando” o ocorrido. Fontes oficiais turcas disseram, entretanto, que o chanceler Avigdor Lieberman não se demonstrou satisfeito. 

 

Fonte: Operamundi.