Negociações com Irão sobre programa nuclear terminam na Turquia sem acordo

25-01-2011 07:03

 

As negociações entre a comunidade internacional e o Irão sobre o polémico programa nuclear de Teerão tinham sido retomadas poucas horas antes em Istambul. 

Após dois dias de negociações na capital turca, Ashton destacou que o grupo 5+1 (composto pelos membros do Conselho de Segurança e a Alemanha) foi "muito pragmático" e apresentou propostas concretas, como um acordo revisto para a troca de urânio. 

A responsável comunitária explicou que as negociações foram dadas como encerradas por causa de disputas relativamente ao foco dos futuros encontros, salientando que o Irão "não está preparado" para chegar a um acordo a não ser sob as suas condições: o levantamento das sanções internacionais e o direito de enriquecer urânio. 

A Alta Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança adiantou que não foi estabelecida qualquer data para nova reunião, mas destacou que a comunidade internacional vai continuar a procurar uma solução pacífica no contencioso com Teerão. 

"As linhas telefónicas vão continuar abertas, as portas estão abertas, e esperamos uma resposta do Irão", afirmou Ashton, quem liderou o grupo 5+1 nestas negociações. 

Apesar de ter considerado que as negociações em Istambul foram "construtivas", Catherine Ashton afirmou-se"dececionada" com os fracos avanços. 

"É essencial que o Irão demonstre que o seu programa nuclear é pacífico", salientou. 

O regime de Teerão e a comunidade internacional regressaram às negociações sobre o polémico dossier no início de dezembro de 2010, em Genebra (Suíça), depois de uma interrupção de 14 meses. 

A comunidade internacional desconfia da natureza do programa nuclear iraniano, afirmando que Teerão tem ambições bélicas e pretende adquirir armas atómicas. 
 
Fonte: sapo.pt