Otan insiste à UE que coopere com Turquia em Defesa

10-12-2010 00:57

 O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, insistiu nesta quinta-feira à União Europeia para que abra à Turquia as portas de sua cooperação em defesa, uma questão que o Chipre bloqueou.

Rasmussen apresentou na reunião de ministros da Defesa da União Europeia suas ideias para superar o atual bloqueio.

O responsável da Aliança Atlântica repetiu suas ideias para que a Agência Europeia da defesa coopere com a Turquia e que a UE conclua um acordo de defesa com Ancara.

De forma recíproca, a cooperação em defesa entre a Otan e a UE estaria aberta à participação de todos os sócios comunitários.

"O problema básico existente é a divisão do Chipre e as disputas relacionadas a isso", assinalou Rasmussen em breves declarações após discursar diante dos ministros comunitários de Defesa.

Devido aos respectivos direitos de veto, Chipre bloqueia na União Europeia a cooperação europeia com a Turquia em matéria de defesa, enquanto Turquia há próprio com o Chipre no âmbito da Otan.

Rasmussen ressaltou que o novo conceito estratégico, aprovado pela Otan em sua cúpula de Lisboa em novembro, oferece o marco político para favorecer o diálogo e a cooperação com a UE.