Realização do GP da Turquia em 2012 está ameaçada

26-04-2011 13:18

 O Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 não está garantido para a temporada 2012 da categoria. O contrato da etapa vai até este ano e, segundo os organizadores da prova, os custos para levar a corrida até Istambul estão exorbitantes e dificultam a realização do GP em Istambul.


Com o término do contrato nesta temporada, os organizadores do GP da Turquia e a Fórmula 1 estão conversando sobre uma possível extensão do acordo. No entanto, Murat Yalçintas, chefe da Casa de Comércio de Istambul, revelou que a situação não parece promissora.

Em seu Twitter, o dirigente revelou que os custos dobrariam para realizar a corrida em 2012. Neste ano, a etapa custará U$ 13 milhões e, na próxima temporada, U$ 26 milhões.

"Parece que a corrida da F-1 não será em Istambul no ano que vem", escreveu Yalçintas, após uma reunião sobre o destino do GP. "Porque o custo é muito alto, parece que o ministério financeiro não irá pagar. É por isso que a corrida não acontecerá".

Apesar de não ter sido feito nenhum anúncio oficial por parte dos organizadores, a situação financeira do GP da Turquia não é das melhores, uma vez que o evento não foi um sucesso de público nos últimos anos. Além da Turquia, o GP da Austrália também está ameaçado, por causa dos mesmos problemas financeiros.

Caso a etapa seja realmente cancelada, Bernie Ecclestone não terá muitos problemas para resolver. Com o retorno do GP dos Estados Unidos no próximo ano, o dono dos direitos comerciais da F-1 deveria cancelar ao menos um evento do calendário.