Turquia quer renúncia de Kadhafi, segundo jornal
O Governo da Turquia juntou-se aos países que desejam a saída do líder Muammar Kadhafi do poder na Líbia, avança hoje o jornal Sabah, citando uma mensagem transmitida na segunda-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ahmet Davutoglu, ao enviado especial do regime de Tripoli, Abdelati Obeidi.
O diário turco afirma que a mensagem de Ancara indicou ao representante líbio que não é possível chegar a um acordo entre as forças rebeldes e o regime de Kadhafi, pelo que o líder deve abandonar o poder.
Segundo a agência de notícias Anadolu, os dois funcionários discutiram sobre «um cessar-fogo real» na Líbia, mas o Governo turco não divulgou qualquer comunicado sobre a reunião.
Já nesta segunda-feira, Davutoglu explicou que a Turquia, que se posiciona como mediadora da crise, falará com todas as partes e que, nos próximos dias, chegarão a Ancara representantes dos rebeldes líbios.
«Após esses encontros, vamos elaborar um plano de paz para a solução dos problemas do povo líbio», disse Davutoglu.
Após a sua reunião em Ancara, Obeidi partiu rumo a Malta para seguir com a ronda de contactos diplomáticos a fim de encontrar uma solução ao conflito civil na Líbia.
fonte: https://diariodigital.sapo.pt