Museu de Kariye
Quando foi construída pela primeira vez séc. IV, foi-lhe dado o nome de "Chora" significa "no campo". Depois da expansão das muralhas da cidade, foi incluída dentro dos limites da cidade histórica. Mas tal fez mudar o seu nome. Foi mandada por Maria Dukaina no século XI e restaurada e aumentada por Isaak Komnenos. Entre 1 316 e 1 321 teve a sua última adição, a um nartex exterior e um paraclesião (câmera funerária). Esta última restauração foi sobre as ordens de Theodoro Metochites, um de cultura e arte que gastou a sua fortuna em obras de caridade. Em 1511, a foi transformada em mesquita sob a ordem Atik Ali Pacha, adicionando-lhe um minarete. Os mosaicos e frescos foram revestidos por uma fina cobertura.
O Museu Kariye constitui uma obra-prima com os seus esplêndidos mosaicos bizantinos.Será melhor começar a visita do museu a partir da nave que era o principal lugar de culto. Os mármores coloridos no chão e os mármores nas paredes criam um agradável ambiente. Uma vez que o nicho da mesquita tinha de apontar para sudeste, a direção das orações dos muçulmanos, não está por isso no centro da abside bizantina. A direita da abside está o mosaico do Menino Jesus e Maria e à esquerda Jesus Cristo. Estes mosaicos estão parcialmente danificados. Mas a "Koimesis" acima da porta de entrada está bem preservada. Neste painel Maria deitada numa cama e em sua volta estão Jesus, os apóstolos e anjos. Os mais belos mosaicos da igreja estão nos nartexs interiores e exteriores.
A diversidade de temas, a riqueza das cores, a abundância de detalhes nestes painéis são incomparáveis com as outras igrejas bizantinas. As historias representadas nos mosaicos são retirados da Bíblia. Mas muitos dos assuntos, tais como o Nascimento e a Infância de Maria foram retirados das Bíblias Apocalípticas .A intenção destas pinturas era a de ensinar a Bíblia, Jesus e sua família aos iletrados. Na maioria dos casos, as decorações das igrejas eram realizadas pelos padres, mas as da igreja de Chora são o produto de artistas profissionais.Estes mosaicos incluem cenas realísticas e dinâmicas. Seixos coloridos recolhidos dos rios de Istambul e das margens do Mar de Marmara foram utilizados para criar estes mosaicos, que vem representar um renascimento de artes pictóricas.
As personagens mais importantes foram ilustradas: de frente, as outras de perfil. As pinturas dos mosaicos seguem uma ordem cronológica e a historia começa na parede esquerda com a Anunciação do nascimento de Maria à sua mãe Ana. Nesta secção se ver: Nascimento de Maria, Infância, Apresentação ao Templo, Casamento com José. Em cada lado da porta, que dá passagem do nartex interior à nave, estão as representações de S. Paulo e S. Pedro e em cima da porta as representações de Jesus Cristo sentado no trono e Theodor Met Retratados na cúpula, à direita da porta, os profetas e santos do Antigo Testamento. Abaixo da cúpula, os milagres de Jesus, tais como, o Milagre da Cura, o Ressuscitar de Lázaro do morto, estão retratados nos painéis de mosaicos.
Nesta seção podemos ver em larga escala, mosaicos de Jesus Cristo, Maria, Isaak Komnenos e a freira Melanie. O nartex exterior inclui a história que começa com uma cena em que é retratado a migração de Maria e José para Belém. Continua com o nascimento de Jesus. Mas a sua continuação cronológica está inacabada. Na seção central, a cena ilustra a Tentação de Jesus.
Mesmo abaixo da entrada pode ver-se os milagres de Jesus Cristo, o Casamento de Canãa e a Multiplicação dos Pães. Do lado direito da entrada do nartex exterior existem ilustrações parcialmente danificadas, de Herodo à procura do Menino Jesus e os milagres de Jesus.A seção ligada ao nartex exterior, em forma de L, e separada por duas colunas fica o paraclesião, construído durante o século XIV, sob a ordem de Theodor Metochites. Este corredor tem 16 metros de comprimento e 5 metros de largura. Esta secção não foi construída para culto mas para enterrar os mortos.Guarda os túmulos de Theodor Metochites, o estadista Michael Tornikes e duas pessoas desconhecidas. Podem ver-se aqui frescos em vez dos mosaicos, e onde o tema da morte é dominante. No fim da semicúpula da abside do paraclesião, pode ver-se a cena Anasthasis em que Jesus leva Adão e Eva do inferno. No arco em frente a esta cena, está representado o Último Julgamento e os pecadores a serem levados para o inferno. A cúpula central do corredor ilustra nos frescos, Maria, Jesus e Santos.
Fonte: tapetesorientais.com.br