Museus de Istambul
O grande palácio dos Imperadores Romanos e Bizantinos ficava situado na primeira colina com uma magnifica vista do Mar de Marmara e do Bosforos, em outras palavras, nos jardins do Palácio de Topkapi e ao sul do hipódromo. O local de construção deste palácio mostrou influência considerável na orientação da vida urbana ao longo de todo o período Bizantino e no período Turco fez um papel vital importancia na escolha do local de construção do palácio de Topkapi. Você pode ver abaixo uma reconstrução imaginária do palácio, mas você não poderá ver em Istambul o palácio propriamente dito.
No museu de mosaicos você poderá ver mosaicos que pertencem aos palácios datados do século 4-5 D.C. As escavações começaram em 1935 e retomaram em 1953 quando o museu foi inaugurado. Os mosaicos foram aparentemente cobertos durante o século 6 através de pavimentos de marmóres e reconstruídos por cima no século 7-8 D.C.
Os mosaicos do grande palácio que é exibido in situ (em seu lugar de origem) são feitos de pedras pequenas de tesserae. Embora o museu é pequeno, você poderá ver bonitos mosaicos com um efeito extremamente real. O assunto dos mosaicos é secular. Você verá: um leão que devora um lagarto, um veado que se enlaçou com uma cobra, uma mulher que amamenta uma criança, o combate de um caçador e um tigre, uma criança que alimenta um burro, dentre outros...
MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ISTAMBUL
O Museu Arqueológico se localiza bem atrás da Igreja de Santa Sofia e para os interessados em história e antigas civilizações é o lugar certo para uma parada.
Se pensarmos na riqueza de civilizações de um país como a Turquia aonde se encontra vestígios de história de até 10.000 anos atrás pensaríamos em encontrar um enorme museu. Não é o caso.
As peças mais interessantes do Museu Arqueológico são os sarcófagos imponentes e enormes, dentre eles o do rei Tabnit do Egito e o de Alexandre o Grande.
Você também verá esculturas em Mármore datadas de varias civilizações tal com Lícia, Helenística e Hititas, peças em cerâmica, cobre e jóias.
CISTERNA SUBTERRÂNEA
A cisterna subterrânea se encontra bem ao lado da Igreja de Santa Sofia no bairro de Sultão Ahmet. Os Turcos a chamam de 'Yerebatan Saray' ou seja palácio subterrâneo.
A Cisterna foi construída por Justiniano no século 6, tem 70 metros de largura e 140 de comprimento tendo uma capacidade de 80 mil metros cúbicos de água.
Sustentada por 336 colunas com diferentes adornos, possui também duas bases de colunas com esculturas de cabeças de medusas.
A Cisterna foi restaurada e abre todos os dias da semana.
Ao caminhar dentro dela você ouvirá musicas clássicas e verá um show de luzes entre suas colunas. Peixes nadam dentro da cisterna e você poderá ver algumas moedas que foram jogadas com o desejo secreto de cada turista.
MUSEU DE MINIATURA EM ISTAMBUL
O museu de miniatura em Istambul foi aberto em 2003. O museu de miniatura é um museu magnífico com modelos em miniaturas de mais de 100 trabalhos arquitetônicos que representam a rica herança histórica e cultural da Turquia. Todas as miniaturas foram feitas esteticamente em uma dimensão de 1/25.
O museu de miniatura é chamado de Miniaturk e foi construído nas margens do Corno Dourado, bairro histórico de Istambul. Possui modelos de qualidade, infra-estrutura e jardim. Miniaturk está se unindo a família de parques de miniaturas no mundo.
Miniaturk não negligencia ou excluir quaisquer dos valores históricos e culturais da Turquia. Sabendo que a áera geografica de onde se encontra a Turquia foi berço de muitas civilizações proeminentes, Miniturk prova esta diversidade significante de riqueza.
Em Miniaturk ha também espaço para outras culturas além da cultura turca. O museu de miniatura mostra exemplos distintos da herança histórica e cultural desta área do globo e declara também ser "o herdeiro" desta herança.
Se você tiver bastante tempo vale a pena visitar o museu de miniatura em Istambul. Depois de visita-lo você poderá dar uma olhadinha no bairro de Eyup.
MUSEU DE ARTE ISLÂMICA E TURCA
O Museu de Arte Islâmica e Turca traz uma mostra de cultura turca e islâmica. O edifício do museu foi construido em 1520 como um presente do Sultão Suleyman para o Vizir Ibrahim Pasha. O Museu de Arte Islâmica e Turca exibe quase todos os períodos e tipos de arte islâmica, tendo uma coleção que excede a quarenta mil peças.
Você pode ver as seguintes seções no museu:
TAPETES
A seção de tapetes do museu é muito rica e as pessoas tem a tendência de chamar o Museu de Arte Islâmica e Turca de "Museu do Tapete". Na coleção de tapetes estão alguns dos mais antigos tapetes do mundo, tapetes raros Seljuk, tapetes para oração e tapetes com figuras de animais datando do século XV, tapetes da anatolia datados entre o século XV e XVII, tapetes Iranianos e Caucasianos e amostras de tapetes dos palácios.
TRABALHOS EM MADEIRA
A parte mais importante desta coleção é a arte em madeira da Anatolia datada do Século IX e X. Você também poderá ver a arte dos Seljucas da Anatolia, trabalhos em madrepérola, marfim, conchas ornamentam trabalhos de madeira datados do Império Otomano, capas para o Alcorão, prateleiras e gavetas.
ARTE TALHADA EM PEDRAS
Arte talhado em pedra data dos périodos Emevi, Abbasi, Memluk, Seljucas e Otomanos. Você poderá ver pedras com motivos de caça, figuras como esfinge, dragão, etc.
CERÂMICAS E VIDROS
Nesta seção você verá cerâmicas do período Islâmico e peças em vidro que pertenceram aos principados da Anatolia, azulejos e cerâmica otomanas, peças do período Seljucas e ornamentos do palácio de Kilicaslan em Konya. Você poderá ver a coleção de peças em vidros e velas e amostras de arte do periodo Otomano desde o século IX até o século XV.
ESCRITAS E CALIGRAFÍA
O museu exibe Alcorões datados do século VII ao século XX. Coleção de rara de caligrafias, livros de diversos assuntos, papeis imperiais com assinaturas Otomanas e escritas em miniatura Turcas e Iranianas.
METAL
Você poderá ver arte do Império Seljuca, as fechaduras da mesquita de Cizre Ulu, candelabros datados do século XIV ornamentando a nossa constelação e contendo os símbolos dos planeta, arte em prata otomana desde o século XVI até o século XIX , bronze, ornamento com pedras preciosa, cristas, velas, potes de água de rosa e incensários.
ETNOGRAFIA
Você poderá ver tapetes - teares de kilins de várias regiões da Anatólia, tecnicas de pintura em lã, tecelagem e ornamentos, roupas regionais, peças usadas em casa, barracas de nômades e peças feitas a mão.
Fonte: www.business-with-turkey.com